Diminuindo a impaciência com XNA

Ultimamente venho lendo muitos livros e artigos sobre computação gráfica, física, algoritmos, OpenGL, álgebra linear e cálculo para aprimorar meu TCC e meu gosto pessoal por computação gráfica. Não é por nada não, mas me dá uma baita impaciência durante todo esse longo processo de abstração conceitual e não ter nada de prático, concreto – código – para fazer.

Resolvi então aplicar o que ia aprendendo em código: Durante minhas revisões sobre manipulação de matrizes e vetores, ao invés de ficar tomando notas do que lia resolvi escrever algumas operações como soma, subtração, produto, inversa e determinantes de matrizes quadradas ( utilizando cofatores ) em ruby e aprender ao mesmo tempo sobre o framework de testes unitários da linguagem confirmando alguns teoremas, tipo: “A transposta da transposta de uma matriz é ela mesma, o determinante de uma matriz e de sua transposta são iguais”.

Para saciar minha sede por aplicações, resolvi procurar por alguma ferramenta bem rápida para desenvolvimento de Games. Já tinha visto a Unity mas escolhi a plataforma XNA da Microsoft, embora a primeira tenha um ambiente de desenvolvimento muito bom também, seja compatível com várias linguagens e seja capaz de gerar uma versão do seu game para WEB. Já no XNA, achei interessante a forma como as particularidades do DirectX são encapsuladas e abstraídas. Você pode desenvolver com C# desde ridículas animações de sprites que eu venho fazendo (pacência, ainda estou terminando a parte de games 2D do livro Learning XNA 3.0)  até jogos 3D com qualidade de profissional.

Outra coisa massa do XNA é a versão à lá Microsoft do lema da plataforma Java: Write once, run anywhere. Desenvolvendo em XNA, você desenvolve para a plataforma .NET. Por consequencia, qualquer dispositivo que for .NET enabled está apto a executar seu código: Xbox 360. Resumindo você desenvolve em C# no seu PC e com mínimas alterações (tipo, um game no PC utiliza mouse e teclado, um Xbox 360 não tem mouse) você envia para seu Xbox seu game facilmente. Além disso, como um desenvolvedor solitário, você tem a oportunidade de vender seus games na rede Xbox live onde milhares de Xboxers competem e ganhar dinheiro fazendo o que gosta. Escolhi então XNA para saciar minha impacência.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Computação Gráfica, Games, TCC, Xbox 360, XNA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s