Version Control with Git

gitConduzir o desenvolvimento de qualquer projeto ( seja ele de software ou de um livro) se torna um caos quando a solicitação por mudanças surgem, quando é preciso compartilhar, quando há agregação de colaboradores, quando é preciso “voltar no tempo” e desfazer a inclusão de alterações. No mundo do desenvolviento de software isso é comun. Alguns compartilham uma pasta na rede e chamam aquilo de repositório de código-fonte. Isso resolve o problema do compartilhamento, mas e o versionamento, como fazer? Aí que entra os SCM, ferramentas que implementam todas e mais outras funcionalidades. O Git é uma delas.

O Git veio “bombar” rescentemente. Desenvolvido por Linux Torvalds, o Git é utilizado para gerenciar, por exemplo, a árvore de versões do kernel do SO linux. Tem-se mostrado muito estável e confiável, ao contrário dos conhecidos, amados e odiados CVS e SVN.

O git adota uma filosofia de desenvolvimento distribuído, peer-to-peer ou baseado em um repositório centralizado, onde cada desenvolvedor possui TODAS as versões do código-fonte. Isso mesmo, todos os commits e merges estão em seu repositório local, diferentemente do CVS e SVN onde você possui apenas a versão mais atual.

Esse livro realmente apresenta muitas funcionalidades do SCM Git, um passo-a-passo que vai desde a instalação do Git até a configuração de uma “rede” de colaboração entre desenvolvedores de forma personalizada. É uma ótima referência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s